* O mercado da saúde, com sua diversidade de áreas de atuação, abrange diversos cursos técnicos para a formação de profissionais. As profissões técnicas, em geral, acompanham de perto a evolução tecnológica dos setores, aumentando a demanda por gente que coloque a mão na massa sem demora.
O setor de saúde privada tem faturamento anual de R$ 415 bilhões no Brasil, segundo o Panorama Setorial da Saúde da Robert Half. O mercado de trabalho apresenta um cenário de crescimento, em média, de 5,3% ao ano.
Observando esse mercado promissor, os cursos técnicos apresentam uma diversidade de áreas. Veja:
O profissional é responsável por oferecer assistência aos pacientes nos ambientes hospitalares. O técnico atua sob a supervisão do enfermeiro e assume cuidados específicos do paciente, como monitoramento de sinais vitais, administração de medicações, auxílio em procedimentos médicos, coleta de amostras, entre outros.
O técnico em hemoterapia atua em bancos de sangue, hospitais e laboratórios de análises clínicas, empresas e indústrias de produtos de hemoderivados (produtos obtidos a partir do fracionamento do plasma por processos físico?químico). Ele é responsável por realizar várias etapas importantes da doação de sangue, inclusive os testes que garantem a segurança do material coletado.
O técnico em saúde bucal é responsável por dar assistência ao dentista durante os procedimentos e atendimentos. No mercado de trabalho, esse profissional é amparado pela Lei Nº 11.889/2008, que obriga a contratação de um técnico em saúde consultórios odontológicos. Ele também precisa ser registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO) após formado no curso técnico.
Esses profissionais atuam em serviços como o aviamento de prescrições ópticas, venda de produtos e serviços ópticos, confecção de óculos, adaptação e ajuste de lentes de contato, além da elaboração de laudos técnicos para lentes oftálmicas, armações, óculos e lentes de contato.
Fonte: Metrópoles