* Com a meta de valorizar a educação profissional e tecnológica no Brasil, o Distrito Federal será palco da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, de 26 a 28 de novembro, na Arena BRB — Estádio Mané Garrincha. Ao Metrópoles Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), falou sobre o evento e a importância dele para a educação.
A semana nacional, que vai ter como tema "Inovação, Inclusão e Sustentabilidade", é gratuita e realizada pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Setec. As inscrições estão abertas no site do Sympla.
A educação profissional e técnica é uma das soluções para vencer o desemprego, a evasão escolar e a geração de jovens que não estudam nem trabalham, os "nem nem". O evento será uma oportunidade para a população ter mais conhecimento e entender como funciona o acesso aos cursos.
Marcelo explica que a iniciativa é uma oportunidade de apresentar a educação profissional e tecnológica (EPT), além de um momento de fazer um debate ativo entre as instituições de ensino.
"A semana é um momento no qual as instituições, por meio de professores, técnicos administrativos e estudantes, participam apresentando as diferentes modalidades que existem dentro da educação profissional e tecnológica. Eles apresentam para a sociedade as ações que ocorrem nas diferentes esferas, seja federal, seja estadual, seja municipal", detalhou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica.
Ele reforça que os visitantes terão contato com oficinas que refletirão o que é a EPT e como elas atuam no mercado de trabalho. "Contaremos com oficinas voltadas para o mercado de trabalho, principalmente porque falamos muito das possibilidades de geração de renda e qualidade de vida que esses cursos proporcionam", destaca.
A semana também vai contar com palestras e debates acerca do assunto, principalmente para reforçar o alinhamento da política implementada pelo Ministério da Educação e o governo federal.
"Esse momento ressalta o alinhamento que existe entre o governo federal e a política que está sendo implementada no Ministério da Educação na valorização da educação profissional e tecnológica. Estamos vivendo uma crescente na oferta dessa modalidade e temos verificado o impacto positivo que ela traz para a sociedade, propiciando a melhoria na renda e na oferta de empregos", ressalta Marcelo.
Fonte: Metrópoles