HAVAN 1

Espiões russos: Brasil na mira da inteligência!

PF investiga uso do país como base de operações russas, caso agora no STF.

Por Walter Scheurer em 23/05/2025 às 14:30:42

O Brasil tem sido palco de atividades de inteligência russa, com agentes utilizando o país como base de operações nos últimos anos. A Polícia Federal (PF) acompanha desde 2022 indícios de que o Brasil tem sido usado sistematicamente pela Rússia como centro de formação de agentes.

A revelação veio à tona após uma reportagem do The New York Times, que detalhou como agentes russos operaram no Brasil sob identidades falsas de cidadãos brasileiros. Esses agentes, segundo a reportagem, abriram empresas e se envolveram em relacionamentos, construindo novas identidades para facilitar suas operações.

Investigações conduzidas por autoridades brasileiras e estrangeiras indicam que pelo menos nove oficiais russos operaram com identidades falsas. O objetivo principal não era espionar o Brasil diretamente, mas obter passaportes brasileiros para circular livremente em outros países, aproveitando o perfil multiétnico da população brasileira para acobertar suas atividades.

O caso está agora sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme declarado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Ele ressaltou que a PF possui uma diretoria de inteligência que realiza investigações, incluindo o processo em trâmite no STF, que corre sob sigilo.

A Polícia Federal tem sua diretoria de inteligência que faz o trabalho de investigações, inclusive essa que tem o processo em trâmite no STF sob sigilo e por essas razões a gente não pode avançar nesse comentário. afirmou Rodrigues.

O ex-ministro da Justiça, Lewandowski, também comentou o caso, reconhecendo a existência de uma situação isolada em investigação, mas enfatizou que a questão está sob responsabilidade do STF e não demanda atuação da Polícia Federal.

Quando o Judiciário decidir, o governo brasileiro tomará a decisão correspondente à decisão do Supremo Tribunal Federal neste caso. completou Lewandowski.

A atuação de espiões russos no Brasil levanta sérias questões sobre a segurança nacional e a vulnerabilidade dos documentos brasileiros. Resta saber quais medidas o governo brasileiro tomará para mitigar esses riscos e proteger sua soberania.

A situação expõe a fragilidade do Brasil como possível plataforma para atividades de espionagem, o que exige uma resposta firme e eficaz das autoridades competentes, especialmente do STF e da PF, para evitar que o país continue sendo explorado por agentes estrangeiros.

Enquanto isso, o povo brasileiro aguarda ansiosamente por ações concretas que garantam a segurança e a integridade do território nacional, demonstrando que o Brasil não tolerará a presença de espiões russos em seu território.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro
TO DE FOLGA tour
Aspen GM
Fornaria

Comentários

FRICARNES