HAVAN
REVERDE

Curaçao: a nova queridinha dos brasileiros nas férias. Saiba o porquê

Por Walter Scheurer em 24/06/2024 às 08:22:06

* Localizada no Mar do Caribe, a ilha de Curaçao está se tornando um destino de férias cada vez mais popular no Brasil. Tanto que o número de turistas brasileiros dobrou de 2022 para 2023, conforme dados oficiais do setor de turismo.

Além das praias paradisíacas, do mar azul turquesa e das águas quentes, o país atrai pela sensação de segurança climática, pois, ao contrário de outras ilhas da região, apresenta pouca precipitação em forma de chuva e está fora da rota de furacões.

Outro ponto de destaque é o multiculturalismo, que se reflete tanto na culinária quanto em conversas pelas ruas. Isso porque são quatro idiomas amplamente falados em Curaçao: papiamento (uma língua crioula), holandês, inglês e espanhol.

Inclusive, a ilha oferece uma ampla gama de experiências turísticas, desde atividades aquáticas até passeios históricos pela capital, Willemstad, considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

E não podemos esquecer dos festivais musicais, como o Curaçao North Sea Jazz Festival, que será no fim de agosto. A programação conta com artistas de diversos gêneros musicais, como Maluma, Eros Ramazzotti, Marc Anthony, Judith Hill e Jennifer Hudson.

Música

Assim como as praias, a vida noturna de Curaçao também é vibrante durante todo o ano com o ritmo tumba, de origem africana, que anima bastante os turistas.

Aliás, caso prefira uma maior diversidade de gêneros musicais, a ilha recebe, anualmente, o Curaçao North Sea Jazz Festival, um dos festivais mais emblemáticos do mundo, com artistas de blues, soul, reggaeton, funk, hip-hop e pop.

Em 2024, o festival será nos dias 29, 30 e 31 de agosto no World Trade Center, em Piscadera Bay. A estrutura conta com três palcos, sendo dois externos. Há assentos em todos os espaços, por isso não é permitido levar a própria cadeira.

E não precisa se preocupar em levar comida, já que o evento terá restaurantes com váriados tipos de comidas, incluindo pratos típicos de Curaçao.

Uma das apresentações mais aguardadas é do cantor e compositor italiano Eros Ramazzotti, que é a voz por trás de sucessos como La Cosa Mas Bella e Piu Bella Cosa.

O cantor colombiano Maluma também estará no evento cantando hits de reggaeton, como Hawái e Borro Cassette. Assim como a cantora Jennifer Hudson, que já venceu grandes prêmios como Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

Outros nomes também agitarão o festival, como Gladys Knight, Marc Anthony e Judith Hill.

Apesar de não ter idade mínima para entrar no festival, não há descontos para crianças. E toda a estrutura é acessível para pessoas com deficiência, como acessos para cadeirantes.

Aventuras aquáticas

A ilha conta com 35 praias oficiais, que podem ser facilmente acessadas de carro ou transporte público. As águas límpidas são ideais para aventuras aquáticas como windsurf e mergulho, enquanto em terra firme os visitantes podem explorar museus, spas, aquários, excursões, passeios de bicicleta, safáris, campos de golfe e cassinos.

E não precisa se preocupar com a data: todos os meses são ideais para o turismo, já que a ilha tem uma temperatura média de 30ºC durante todo o ano, e águas quentes, que permanecem por volta de 28ºC.

Riqueza cultural

Curaçao é um verdadeiro caldeirão cultural. Colonizada pela Holanda no século XVII, a ilha mistura mais de 50 etnias. A capital, Willemstad, com vibrantes construções coloridas e arquitetura histórica, é um reflexo dessa diversidade.

Por toda a ilha foram preservadas 85 casas-grandes, conhecidas como landhuizen, remanescentes do período de colonização holandesa. Hoje, muitas dessas construções abrigam museus, destilarias e até restaurantes.

Outros pontos turísticos são os fortes, que desempenharam um papel crucial por séculos. Com destaque para o Forte Amsterdã, construído em 1635 e o mais antigo de todos.

Caso procure algo mais moderno, o centro da capital de Curaçao é cheio de lojinhas e comércios.

A mistura cultural também é refletida na culinária local, com pratos tradicionais como guisados de carne bovina e de cabra, que são oferecidos em alta gastronomia e até mesmo em food trucks. Sem contar o famoso licor Blue Curaçao, que é produzido com laranjas da ilha e tem um sabor meio seco e estimulante.

Uma dica é visitar o mercado da capital de Curaçao, que é o lugar perfeito para uma autêntica experiência culinária. O espaço conta com uma abundância de peixes e frutos do mar fresquinhos, o que é um privilégio da culinária de um país que está cercado pelo mar.

Voos do Brasil

Para atender à crescente demanda, o número de voos entre Brasil e Curaçao aumentou no último ano. Agora, há voos diretos partindo de Belo Horizonte. Também há rotas já estabelecidas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, com conexões.

Visite Curaçao



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
TO DE FOLGA tour
Aspen GM
Fornaria

Comentários

FRICARNES
Flip Flops